segunda-feira, 31 de agosto de 2009


O conhecimento


Sócrates acreditava ouvir uma voz divina dentro de si, e esta "conciência" lhe dizia o que era certo. Para ele, quem sabe o que é bom acaba fazendo o bem. Sócrates acreditava que o conhecimento do que é certo leva ao agir correto. E só quem faz o que é certo (assim dizia Sócrates) pode se transformar num homem de verdade. Quando agimos erroneamente, isso acontece porque não sabemos como fazer melhor. por isso é tão importante ampliar nossos conhecimentos.

Olá


sábado, 29 de agosto de 2009

E você?


Os que questionam são sempre os mais perigosos. Responder não é perigoso. Uma única pergunta pode ser mais explosiva do que mil respostas.De um modo geral, as pessoas ou acham que estão cem por cento certas, ou então se mostram indiferentes.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Grandes filósofos


Conhecemos a vida de Sócrates sobretudo através de Platão, seu discípulo e também um dos maiores filósofos da história.

Platão escreveu muitos Diálogos, ou conversas filosóficas, nos quais Sócrates aparece.

Quando Platão dá a palavra a Sócrates, não podemos afirmar com toda a certeza que foi Sócrates quem realmente disse tais palavras. Por isso não é fácil separar os ensinamentos de Sócrates dos de Platão. O mesmo problema vale também para muitas outras personalidades da história que não nos legaram uma obra escrita. O exemplo mais conhecido é o de Jesus Cristo. Não podemos saber ao certo se o "Jesus histórico" realmente disse o que Mateus ou Lucas dizem que ele disse.Será sempre um mistério...

JOSTEIN GAARDER

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Influenza


Os gregos dos primeiros tempos responsabilizavam os deuses pelas doenças:

A palavra "influenza", que empregamos até hoje, significa que alguém estava em "influencia" maligna dos astros.

Por que chove, Karlla?


Na certa você aprendeu na escola que chove porque o vapor d'água esfria nas nuvens e condensa na forma de gostas de chuva que, por causa da força da gravidade, caem no chão. Aristóteles também teria acenado com a cabeça em sinal de concordâcia. Mas ele teria acrescentado que, até agora, você só citou três causas. A "causa substanacial" ou causa material, que é o fato de o vapor d'água em questão (as nuvens) estar ali bem na hora em que o ar esfriou; a "causa atuante" ou causa eficiente, que é o fato de o vapor d'água esfriar, e a causa formal, que é o fato de ser inerente à natureza da água cair no chão. Se você não tivesse dito mais nada, Aristóteles teria acrescentado que chove porque as plantas e animais precisam da água da chuva para crescer.É isto que ele chama de a causa final, ou da finalidade. Como você pode ver, Aristóteles atribuiu às gotas de chuva uma espécie de tarefa vital, um "propósito".

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sócrates




"Eu só sei que nada sei."





A grande diferença entre um professor e um verdadeiro filósofo é que o professor pensa que sabe um monte de coisas e tenta enfiar essas coisas na cabeça de seus alunos. Um filósofo, ao contrário, tenta ir ao fundo das coisas dialogando com seus alunos.

Aristóteles













O que veio
antes, a galinha ou a "idéia" galinha?


O homem
possui idéias inatas?


Qual é a
diferença entre uma planta, um animal e um homem?


Por que
chove?


Do que o
homem precisa para viver uma boa vida?

sábado, 22 de agosto de 2009

Heráclito



O mundo está
impregnado por constantes opostos

O Jardim do Édem


...afinal de contas, algum dia alguma coisa tinha de ter surgido do nada...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Richard Wilhelm



"A força
do CONTEÚDO compensará a limitaçao da APARÊNCIA"

domingo, 16 de agosto de 2009

Lago Paranoá Brasília-DF

Ponte sobre o Lago Paranoá...

Charles Haanel


"A VERDADE ABSOLUTA É QUE O "EU" É PERFEITO E COMPLETO; O VERDADEIRO "EU" É ESPIRITUAL E, PORTANTO, JAMAIS PODERÁ SER MENOS DO QUE PERFEITO; JAMAIS PODERÁ TER QUALQUER DEFICIÊNCIA, LIMITAÇÃO OU DOENÇA."


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Liderry






Esse é o nome do meu filho. É de origem francesa e tem o seguinte significado:



"Que mantem o bem, possuir.




A cada dia é um pouco mais sabio."